domingo, 21 de maio de 2017

PARABÉNS AO CLUBE SPORT MARÍTIMO, POR ESTAR PRESENTE NA PRÓXIMA ÉPOCA NA LIGA EUROPA


Resultado de imagem para maritimo conquista liga europa
Conhecidos já há algumas jornadas os representantes portugueses que vão estar presentes na próxima época nas competições uefeiras, que são, o, SL Benfica; FC Porto, Sporting CP; Vitória Spot Clube; Sporting Clube de Braga, faltava nesta última jornada, somente conhecer o sexto emblema que irá representar Portugal na Liga Europa. E a disputa da tal vaga em aberto esteva entregue, entre o Rio Ave Futebol Clube e o Clube Sport Marítimo. Mesmo com a vitória do Rio Ave Futebol Clube no seu próprio, Estádio, do Rio Ave FC, em Vila do Conde, por 2-0 frente ao Clube de Futebol “OS Belenenses”, não foi suficiente tal resultado, pois bastou aos madeirenses, terem pontuado em Paço de Ferreira. Contudo, muito bem longe da sua terra, o arquipélago da Madeira, a comitiva do Marítimo, fez no final do jogo, a festa da ida do clube à Liga Europa, na próxima época.
Assim com a realização do jogo da 34.ª jornada, da I Liga NOS, referente à época de 2016/17, e com a visita do Clube Sport Marítimo, clube fundado a 20 de Setembro de 1910, e com a sua 37.ª presença no escalão maior do futebol português, o clube madeirense de visita ao Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, e com um empate de 0-0, com a equipa da casa, o Futebol Clube de Paços de Ferreira, resultado que foi suficiente e lá, conseguiu os seus objectivos, e o 6º. Lugar alcançado, após empatar com os pacenses, alcançou o mais desejado e permitindo assim aos comandados de Daniel Ramos, a presença na próxima época, na Liga Europa.
É assim irá ser a 10.ª presença, do Clube Sport Marítimo, na Taça UEFA/Liga Europa, depois de ter estado presente nas épocas de 1993/94, 1994/95, 1998/99; 2001/02, 2004/05; 2008/09; (Taça UEFA) e nas épocas de 2010/11 e 2012/13, na Liga Europa, onde nesta última época atingido a fase de grupos com um 3.º lugar.
Tendo no seu vasto historial um grande currículo, tendo sido nas já sete presenças, na II Divisão, campeão nacional nas épocas de 1976//7 e 1981/82. Das 62 presenças na prova Rainha, que é a Taça de Portugal, onde alcançou o melhor resultado, tendo sido finalista vencido na época de 1994/95, tendo perdido essa final com o Sporting CP por 2-0.
Na Taça da Liga tem 10 presenças, onde foi finalista vencido em 2014/15, em 29/05/2015, na final realizada no Estádio de Coimbra, tendo perdido com o SL Benfica por 2-1, repetindo a presença noutra final, na época seguinte, isto é, na época de 2015/16, em 20/05/2016, e de novo do Estádio de Coimbra e de novo frente ao SL Benfica onde veio a perder por 6-2.
De destacar o facto provável, e sem qualquer dúvida, na minha modéstia opinião, na história deste grande representante da Ilha da Madeira, a vitória no Campeonato de Portugal que alcançou, após 13 presenças, na já longínquo, época de 1925/26, mas nunca jamais esquecida para todos os adeptos maritimistas.
Parabéns, para todos aqueles que fizeram parte desta gloriosa equipa, e que ao longo desta época, com dedicação, muito trabalho, empenho, tornaram possível a realização de um sonho de estarem presentes e representarem, não só o futebol português, como o futebol da Ilha da Madeira, numa competição, com o prestígio que é a Liga Europa, que é um grande cartão-de-visita, para todos aqueles adeptos estrangeiros, que irão decerto visitar a Ilha da Madeira,e,evidentemente para o turismo na Madeira…por força, que é o futebol.  

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do
  Jornal RECORD de 22 de Maio de 2017)
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 46282 do Diário de Notícias da Madeira
  de 23 de Maio de 2017)
         

MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.