sábado, 10 de junho de 2017

A VITÓRIA DE CORBY E DO LABOUR

Theresa May foi a grande derrotada das eleições britânicas. Ao não alcançar a maioria absoluta, ao primar pela arrogância, ao ser odiada pelo seu próprio partido, May alia-se aos unionistas da Irlanda do Norte que pouco tempo de sobrevivência lhe garantem ao seu novo governo. Pelo contrário, o trabalhista Jeremy Corby, que tinha contra si quase toda a imprensa e todas as campanhas, atingiu os 40%, o melhor resultado do Labour em 20 anos, e trouxe um novo discurso, em certa medida, próximo do de Mélenchon em França. Ao demonstrar amplas preocupações sociais, Corby denuncia o Estado Big Brother, exigindo o aumento dos impostos sobre as grandes fortunas, a renacionalização dos caminhos de ferro, dos correios e da água e o fim das propinas nas universidades públicas, prometendo um verdadeiro programa socialista que atraiu os jovens e a que não é alheia alguma poesia que ainda lembra a de Maio de 68. Corby denuncia também a intervenção militar do Ocidente no Médio Oriente como uma das causas evidentes do terrorismo jiadista. Prova-se, assim, que a via da "social-democracia" de Tony Blair, José Sócrates e outros, a Terceira Via, da austeridade, da aliança com a direita sempre foi um embuste e que existe, de facto, uma alternativa anti-autoritária e esquerdista.

5 comentários:

  1. Sem dúvida muito encorajadora esta adesão dos jovens às ideias de Corby...

    ResponderEliminar
  2. As pessoas estão fartas destes políticos que estão há muito em cena. Logo procuram outros caminhos que não são fáceis e esperam que as nações tomem outro rumo. A comunicação social, alimentada pelos actuais senhores, não tem capacidade para propor ou analisar as novas vias. Logo, vai fazendo aos que estão na esperança que continuem a alimentá-la. Dos resultados das últimas eleições, embora perdendo deputados, os conservadores da Teresa May foram os únicos que ganharam. Os socialistas em França, que dominavam a assembleia da república, desaparecem e coisa parecida tem sucedido nos últimos tempos noutros países. Os políticos profissionais, cada vez mais mal vistos, têm de desaparecer do mapa, para dar lugar a um mundo novo. De contrário isto vai tudo paar a vala comum.

    ResponderEliminar
  3. Apoio os três. Apenas discordo do amigo Tapadinhas quando diz que " a c. social não tem capacidade para propor ou analisar as novas vias". Não tem, amigo Tapadinhas, devido ao motivo que refere. Porque "alimentada pelos actuais senhores". Portanto, tem! Os seus donos é que não o permitem. Os mesmos donos, que nos retiram a nós, leitores-intervenientes, espaço.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Ramalho - Estamos de acordo na plenitude, embora possa haver análises diferentes no pormenor. A vida é difícil e se um jornalista prepara uma peça que prejudique um grande cliente da publicidade, a administração procura-lhe se quer publicar e que o jornal perca o cliente que o alimenta ou continuar com o emprego. O sistema está de tal forma podre que, mesmo os honestos, por vezes, têm de fazer das tripas coração.

    ResponderEliminar
  5. E verdade, amigo Tapadinhas! E têm de comer ( e os filhos, se os tiverem) todos os dias...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.