quarta-feira, 28 de junho de 2017

Temos bom tempo!

Bom dia. Depois de tantos dias de ananases, como diria o nosso Eça, tivemos aqui uma noite inteira de chuvinha que vale mais que ouro.E é indescritível este cheirinho matinal a terra molhada.
Com um talhão de batatas já maduro, pronto a colher, cansava-me a tarefa, porque ressequida como estava a terra, arrancar as batatas nessas condições significava “comer” muita poeira…
Felizmente a coisa mudou e vou poder colhê-las sem ficar “enfarinhado” dos pés à caberça; agora está de “aguaceis”, como diz um miúdo aqui vizinho, e vou aproveitar os intervalos.


Amândio G. Martins

4 comentários:

  1. Na cidade não se sabe quão trabalhoso é trabalhar a terra, para dela se tirar fruto. Fala-se de costas ao alto e que trabalhem os 'galegos'.

    ResponderEliminar
  2. Olhe, senhor Amaral, entre uma chuveirada e outra, lá consegui arrancar dois carrinhos de mão de boa batata. Ficou cerca de um terço colhido, nesta primeira fase; depois de acabar de arrancar estas, que são brancas, vou ter "à perna" as vermelhas, que foram plantadas um pouco mais tarde. Como o senhor certamente também experimenta, tão importante como o prazer de ter em casa produtos da nossa lavra, é o prazer de os cultivar. Já custa um bocado, mas é uma terapia...

    ResponderEliminar
  3. Tenho um minúsculo quintal e também beneficio dessa terapia. Eu já colhi as minhas. Gostava de poder semear( cá para baixo diz-se semear) mais, mas é o possível. Apanhei 40 quilos.

    ResponderEliminar
  4. Olá, senhor Ramalho. Que Deus lhe vá dando força suficiente para ir mantendo o seu pedaço sempre um "brinquinho"! Quanto a "plantar" ou "semear", aqui também se diz maioritariamente "semear", mas parece que o mais correcto é mesmo "plantar", talvez porque quando vai para a terra a batata já é uma planta grelada, que se tem de colocar uma a uma...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.