quinta-feira, 29 de junho de 2017

UM POUCO DA HISTÓRIA DA TAÇA DAS CONFEDERAÇÕES, E A PARTICIPAÇÃO DE PORTUGAL


Resultado de imagem para taça das confederações 2017
A Copa das Confederações ou mais propriamente Taça das Confederações, é um torneio de futebol organizado pela FIFA, entre as selecções nacionais, sendo os seus participantes os campeões continentais mais o país-sede e o campeão do mundo, perfazendo um total de oito país. As duas primeiras edições, isto é, nos anos de 1992 e 1995, foram disputadas na Arábia Saudita, tendo sido dado o nome de Copa Rei Fahd, tendo na 1.ª Edição a vitória pertencido à Argentina, que venceu por 3-1, diante da Arábia Saudita. Na 2.ª Edição em 1995, vitória da Dinamarca por 2-0, contra a Argentina.
Finalmente a partir do ano de 1997, passou-se a designar como Taça das Confederações, tendo sido a Arábia Saudita a receber esta 1.ª Edição, sendo o Brasil o campeão ao vencer na final por 6-0 a Austrália. Seguiu-se no ano de 1999 a 2.ª Edição, realizada no México, com a vitória do México sobre o Brasil por 4-3. A 3.ª Edição no ano de 2001, foi disputada, na Coreia do Sul e Japão, tendo a França vencido na final o Japão por 1-0. A 4.ª Edição, disputada no ano de 2003, em França, e de novo a França saiu vencedora ao ganhar na final por 1-0, contra os Camarões. A 5.ª Edição, disputada no ano de 2005, na Alemanha, tendo o Brasil derrotado na final por 4-1 a Argentina. A 6.ª Edição, foi disputada no ano de 2009, na África do Sul, e de novo vitória do Brasil, que derrotou na final os EUA por 3-2. A 7.ª Edição, com este figurino de Taça das Confederações, foi disputada no ano de 2013, no Brasil, tendo, o Brasil derrotado na final a Espanha por 3-0.
Vamos então falar, na edição deste ano de 2017,a 10.ª Edição, que está a ser disputada na Rússia, e teve as participações, no Grupo A de Portugal, Campeão da Europa em 2016, da Confederação da UEFA, que venceu o grupo com 7 pontos; 2º. Lugar para o México com 7 pontos, Campeão da Copa de Ouro, da CONCACAF, em 2015; 3.º Lugar para a Rússia com 3 pontos, país-sede e anfitrião, da Confederação da UEFA, e finalmente em 4.º Lugar a Nova Zelândia 0 pontos, Campeão da Copa das Nações da Confederação da OFC, no ano de 2016. Finalmente no Grupo B, 1.º Lugar para a Alemanha com 7 pontos; na qualidade de Campeão do Mundo em 2014, da Confederação da UEFA; 2.º. Lugar para o Chile com 5 pontos; Campeão da Copa América no ano de 2015 e pertencente à Confederação da CONMEBOL; 3.º Lugar para a Austrália com 2 pontos; Campeão da Copa da Ásia em 2015, e pertencente à Confederação da ACF, e que neste grupo obteve o 4.º Lugar para os Camarões com 1 ponto; Campeão da Copas das Nações Africanas em 2017, pertencente à Confederação da CAF.
Assim, passaram às meias-finais desta competição, no Grupo A, Portugal e México e no Grupo B, A Alemanha e o Chile.
Ontem na Arena de Kazan, disputou-se a primeira meia-final, entre o Chile e Portugal, com a passagem à final dos sul-americanos, o Chile que bateu Portugal, após prolongamento, cujo resultado estava 0-0, e finalmente, (na lotaria das g.p.),e, no desempate de pontapés de grandes penalidades, o Chile, bateu e bem a selecção, campeã da Europa, do seleccionador nacional por 3-0…e, dos marcadores nacionais nenhum foi capaz de desfeitear o guarda-redes chileno Cláudio Bravo.
Hoje dia 29 de Junho, em Sochi, disputa-se a segunda meia-final, que vai pôr frente a frente as selecções da Alemanha-México, cujo resultado terminou com a vitória da Alemanha por 4-1, que assim irá encontrar, no próximo domingo em S: Petersburgo, na final desta competição o Chile.
Resta a Portugal, a consolação de ir estar presente no próximo domingo dia 2 de Julho, na atribuição do 3º/4ª Lugar, em Moscovo, e poder trazer para território luso uma medalha de consolação, mas fora o desnorte de ontem na conversação das grandes penalidades, posso considerar uma participação razoável. Talvez pudesse ter sido melhor a nossa participação se eventualmente a nossa selecção tivesse atingisse pelo menos a final desta Taça das Confederações, para consolação e orgulho, para todos nós portugueses e porque não, especialmente para todos aqueles que compõem a selecção das QUINAS.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do
  Jornal RECORD de 01 de Julho de 2017)


MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.