quinta-feira, 13 de julho de 2017

Bombeiros Voluntários

Foi publicada uma noticia na sexta - feira santa sobre a possibilidade de baixar a idade de reforma para os Bombeiros. Até aí tudo bem. À medida que ia lendo, ia percebendo que a esmola era apenas para aqueles que numa grande parte das vezes não sai do quartel quando o país está a arder nem dentro nem fora da área, não fazem serviços de transporte de doentes, nem emergências médicas. Então onde está a justiça nessa medida, sendo atribuindo tal beneficio a esses, que não deixando de respeitar o empenho e profissão, não reconheço tamanho sacrifício ?
Claro está que sei do que falo. Sendo bombeiro voluntário, tento estar sempre disponível fora do meu horário de trabalho que nada tem haver com bombeiros, disponibilizo me a estar 1 vez por semana em período nocturno por escala de prevenção no quartel para todo e qualquer serviço, posso passar dias das minhas férias ao serviço dos bombeiros, sendo que não tenho horário mínimo nem fixo, para parar ou regressar quando os fogos florestais obrigam muitos a esforços quase sempre no limite. Somos quase sempre lembrados quando ouvimos gritos de que o fogo está a chegar às casas, ficamos feridos ou até morremos. 
Palavras, palavras é o que ouvimos há muitos anos, mas respeito verdadeiro e medidas que possam demonstrar agradecimento por todos os momentos que damos aos outros, pouco ou nada vemos.

Muitos desgraçados vão dizer .....andam porque querem....., mas quando é preciso são esses que querem que estão lá, sem medo dos perigos, deixando a família, sem descanso, prontos a depois disso tudo ainda cumprirem os seus deveres profissionais.

É uma hipocrisia falar de alguns e não de todos, que no limite estão prontos a servir o país, de uma forma que é gratuita, mas que os governantes ignoram e nada pretendem dar. Pequenos gestos, mobilizam ainda mais pequenos homens e mulheres, que não fazem greve, gritam ou renvindicam, mas gastam em transportes, alimentação e até fardamento, pelas associações não terem grandes capacidades financeiras. É pena não ver discutido tudo isso, e olhar para quem deveria ter essa preocupação e não a ter.
Força bombeiros voluntários...

Luís Pereira  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.