quinta-feira, 13 de julho de 2017

Plano de Contingência?

"Contingência (s.f.): Facto possível, mas incerto; Possibilidade."

Um plano de contingência, é um plano que se faz bem antes de um dado tipo de facto suceder. Precavendo-se para uma eventualidade, quase certa, mas de data incerta. Por exemplo, um tremor de terra sério, um acidente nuclear, ou uma seca grave.

O nosso governo aprovou, em maio, já ia adiantada uma primavera quente, a criação de uma "Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca". À Comissão compete, nomeadamente, a "elaboração de um plano de contingência". Dois meses depois, em julho, com 80% do país em estado de seca, o governo anuncia que vai "ativar de imediato" a dita comissão, logo, iniciar a criação do plano.

Não sei se já foi ativada ou não, sei que mais vale tarde que nunca, venha de lá esse plano de ação. Mas chamem-lhe plano de emergência, porque plano de contingência, já a meio dos factos, isso não é!

E assim vamos andando, a reagir, e a reagir, e a reagir de novo, ao sabor do facto do momento, raramente a planear. Não é mal especial deste governo nem deste tempo. Vem de trás e da sociedade, olhemos à volta, às nossas empresas, aos clubes, às associações, quantas vêem para lá do futuro mais imediato?

Ligações:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.