sábado, 12 de agosto de 2017

A 12 de Agosto de 1907, nasce o escritor Miguel Torga



Resultado de imagem para miguel torga


A 12 de Agosto de 1907, nasce, em São Martinho de Anta, Sabrosa, o escritor Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Correia da Rocha, foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Proposto várias vezes para o Prémio Nobel da Literatura, a sua vasta obra abrange destacando-se como poeta, o romance, escreveu peças de teatro e ensaios e contista e memorialista, as crónicas de viagem e as memórias. Entre os seus textos mais conhecidos estão Os Bichos (1940, Odes (1946) e os 16 volumes do seu Diário, abrangendo o período entre 1941 e 1993. Ganhou o Prémio Internacional de Poesia (1977), o Prémio Montaigne (1981) e o prémio Luís de Camões (1989).
Faleceu em Coimbra no dia 17 de Janeiro de 1995.

1 comentário:

  1. Um homem, pai, médico, escritor e cidadão íntegro, como foi, e é, Miguel Torga, merecia mais atenção dos intelectuais portugueses para que esses reflexos chegassem ao povo. Merecia uma cadeira num curso de Literatura, mas infelizmente não é assim. Aliás, Fermando Pessoa, que tem a sua obra estudada nalgumas universidades brasileiras, em Portugal, não merecido a mesma atenção. No presente, só o fandango e a geraldinha têm interesse para serem expandidos. O resto, é passado. E o passado, raíz do presente, não interessa a esta gente ignorante e atrevida.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.