quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Um esclarecimento necessário

Queria agradecer ao Dr. Fernando Rodrigues ter tido a amabilidade de me “libertar” de o tratar pelo título académico, mas não me é fácil tratar informalmente as pessoas com quem não tenho confiança para tal, sobretudo quando nem conheço pessoalmente.
De facto, “conhecer” as pessoas só por este meio não me é suficiente; e, neste caso concreto, sendo o senhor médico, que por definição é doutor em todo o mundo, para mim também é mais fácil tratá-lo como tenho vindo a fazer…
Mesmo aqui no meu meio, tirando a miudagem e aqueles com quem andei na escola, trato todo o mundo por senhor ou senhora, que nunca fui de “tu cá tu lá” com facilidade. Pode ser que seja por haver formalismos a mais na nossa cultura e eu já ser da “velha guarda”, quando a minha mãe me repreendia se me visse tratar por tu alguém um pouco mais velho, dizendo que já não eram da “minha igualha”; mas a boa educação, penso eu, nunca é de mais.


Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Caro Amândio Martins, obrigado, mas não havia necessidade. Percebo no entanto o que diz e talvez seja mesmo a minha vez de pedir desculpa a si e a todas as pessoas deste blogue, pela minha informalidade no tratamento. Não as tratando por "tu", julgo que o simples nome cria um clima informal que facilita o diálogo. Mas entendo-o muito bem ao avaliar como "excessiva" a familiaridade do "tu cá,tu lá", neste caso o "você cá, você lá".
    Mias uma vez, obrigado no que a mim concerne e trata-me como entender por bem. Já agora, diga-me como gostaria de ser tratado.

    ResponderEliminar
  2. Bom, não há nenhum motivo para pedir desculpa. E eu não pretendo, com este meu "handicap", condicionar as outras pessoas quanto à forma de me tratarem. Como ainda não há cá ninguém com o meu nome, pelo menos que tenha reparado, "Amândio", quando tiverem de se referir a mim, já está de bom tamanho...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.