sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A 1 de Setembro de 1937 - Nascimento de Francisco Pinto Balsemão



Resultado de imagem para francisco Pinto Balsemão

 1 de Setembro de 1937, nasce, em Lisboa, Francisco Pinto Balsemão. Licenciado em direito pela Universidade de Lisboa, foi jornalista, secretário de direcção e administrador do Diário Popular, fundador e director do Expresso, fundador do Partido Social Democrata, deputado e vice-presidente da Assembleia Constituinte, deputado ds Assembleia da República, ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional e primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais. Actualmente é empresário e preside à holding Impressa, SGPS, SA. É também presidente não executivo do conselho de administração da Allianz Portugal e da NEC Portugal e presidente do conselho consultivo do Banco Privado. Desempenha ainda lugares de destaque em prestigiadas organizações. É com muita frequência, convidado a participar em inúmeros debates.

6 comentários:

  1. Amigo Mário - O homem é velho e sabido, mas não é assim tão idoso. Balsemão nasceu em 1937. Retire-lhe os 10 anos que lhe pôs a mais. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela chamada de atenção, sobre a data de nascimento da figura em questão, pois efectivamente, pois quando escrevo parece que tenho as "unhas" grandes. Fico agradecido pela sua chamada de atenção, é sempre bom ter alguém atente e sem "segundas intenções".
      Aquele abraço fraternal do,
      Mário Jesus

      Eliminar
  2. Francisco Pinto Balsemão também foi deputado na Assembleia Nacional de 1969 a 1973, quando já era Marcelo Caetano que se encontrava ao leme da ditadura corporativa-fascista que acabou em 25 de Abril de 1974.

    ResponderEliminar
  3. Francisco Pinto Balsemão, tal como Francisco Sá Carneiro, integrou o grupo de deputados da ANP, a que foi chamada a ala liberal da Primavera Marcelista. Não houve vozes que se opusessem a que o aeroporto da cidade do Porto fosse crismado com o nome deste último. O tempo faz esquecer muitas coisas e amolece as almas.

    ResponderEliminar
  4. O aeroporto da cidade do Porto não foi crismado com o nome de Francisco Pinto Balsemão, por isso não consta na biografia elaborada pelo companheiro Mário Jesus... Não é unânime a escolha da sua denominação...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.