quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Cumpra-se o Tratado de Não Proliferação Nuclear!

A estratégia militar da Coreia do Norte, também é uma tentativa para que não seja considerada
um país pária. A sua situação social é difícil, pelo resultado da seca.
Não interessa à Rússia e China endurecerem em demasia posições contra aquele país, porque é uma zona-tampão contra a influência dos EUA. Donald Trump ameaça com «fúria e fogo»(!)
Uma guerra nuclear estará em marcha? A posição errática, insana e imprevisível do líder dos EUA, não é boa conselheira para a resolução do conflito e está a ser aproveitada por King Jong-un para lançar misseis. O Direito Internacional está ameaçado. O Tratado de Não Proliferação Nuclear - tem de ser uma realidade e estender-se a Israel, Irão e outros. O desarmamento nuclear é sinal de paz! A guerra é inútil militar e politicamente, excepto para o lucrativo negócio de armas e a Coreia do Sul já gasta milhões e milhões na compra de armas ultra sofisticadas, aos EUA. O Japão, com uma Constituição pacifista, prepara a corrida ao armamento, transformando-se numa potência militar. A península da Coreia é a maior área do Planeta militarizada, com 1 milhão de tropas em movimento. Se a guerra da Coreia em 1954 matou 3 milhões de pessoas, agora este número registar-se-à, caso ecloda a guerra, nos primeiros dias!, advertem observadores militares.
As recentes sanções, aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, contra a Coreia do Norte, são as mais duras de sempre. Serão dissuasoras?
Este clima de guerra não augura progresso e segurança. 

                                                    Vítor Colaço Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.