sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Guerra nuclear no horizonte?

Nas Nações Unidas, perante quase duzentos países, nunca um presidente dos EUA tinha proferido um discurso tão violento e belicista como fez Donald Trump. E também desde a Guerra Fria. A linguagem feroz usada: « A Coreia do Norte deve ser totalmente destruída»!, é quase tão censurável e errática, quanto o insano e criminoso líder norte-coreano, que lança misseis, como pedras ''arremessadas por fisgas''(!). As frases incendiárias lançadas por Trump não pré-figuram tempos de progresso. Ao invés, urge bom senso (que Trump não tem), adoptando-se estratégias político diplomáticas, já! Esta espiral de violências pode resultar num cenário jamais sentido, de muitos
milhões de mortos!
É revelador que Israel, possuidor de bombas nucleares (não lhe acontece nada...) e tendo negado o Tratado de Não Proliferação Nuclear, pela voz do chefe do seu governo, tenha aplaudido a agressiva retórica trumpista. Trump gastará para reforço militar - 700 mil milhões de dólares! Que desperdício.
Na ONU, durante a sua oratória, nem uma palavra sobre as atrocidades e limpeza étnica cometidas ao martirizado povo rohingya da Birmânia, nem acerca das alterações climáticas, que nega. Contudo, abateram-se tempestades sobre os EUA, provocando catástrofes.
Em contraponto, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, fez um discurso clarividente. (Como português senti emoção, orgulho e gratidão pelas palavras apropriadas do nosso compatriota Guterres). Pediu pontes diplomáticas e uma solução política que promova a paz. Oxalá tenha eco!


                                                    Vítor Colaço Santos


Público - 22.09.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.