quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ressabiada tomada de posse

Mesmo que a diplomacia portuguesa afirme a pés juntos que ‘Portugal desvaloriza omissão angolana’ no discurso de tomada de posse do actual presidente angolano - João Lourenço -, o caso não pode passar em claro.
Vejamos: Marcelo Rebelo de Sousa foi o único presidente europeu presente na referida tomada de posse, e, mesmo assim, não houve um pouco de cortesia para com tão elevada atitude de amizade entre povos irmãos professando a mesma Língua.
Assim, o descortês angolano no seu discurso, exclui ‘incluindo’ Portugal na lista de parceiros estratégicos, pois mencionou como tais importantes parceiros, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, EUA, China, Federação Russa, Brasil, Índia, Japão e Coreia do Sul, mas acrescentando o ‘chá’ de ‘e outros parceiros não menos importantes, desde que respeitem a nossa soberania’.
Por tudo isso e o mais que oficialmente não foi dito, ficou-nos muito cara a banhoca que o nosso presidente deu na Baía de Luanda, mais as selfies que por aí distribuiu.

nota: texto publicado pelo DESTAK de 29/9

José Amaral 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.