quinta-feira, 23 de novembro de 2017

BANALIDADES, EFEMÉRIDES E SALVADORES DO "A VOZ DA GIRAFA"



Como espaço de opinião plural e democrático, creio que é chegada a altura de fazer, não uma análise profunda aos conteúdos dos seus intervenientes, mas algumas considerações sobre os mesmos. Começo por dizer duas coisas: primeira; é que respeito todas as opiniões, mas nenhuma está excluída de críticas ou elogios. Segunda, dizer-vos que o que me fez alinhavar estas palavras a este propósito, a gota que fez transbordar o copo, foram os factos do companheiro Amândio Martins ter falado em banalidades (com o que concordo) e de hoje ao abrir o blogue, ter deparado com mais uma efeméride. Desta vez o aniversário da inauguração do El Corte Inglês. Aliás, este assunto das excessivas e banalíssimas efemérides e do futebol, já aqui tinha sido falado.
Continuo então com as efemérides para dizer que o seu autor, o companheiro Mário Jesus, não deve gostar mesmo nada que o faça. Repetidamente aqui tem dito que não gosta de fazer comentários, mas, de vez em quando, desfere as suas ferroadas (lembram-se das críticas aos “intelectuais”? As aspas são apenas para o citar).  Sr. Mário, não se amofine, não tome isto como uma ofensa, nem pouco mais ou menos, já disse que todos têm direito à sua opinião que eu respeito, mas posso não concordar. E não há aqui estrelas da companhia, ou salvadores do blogue! Há companheiros que escrevem muito bem, como,por exemplo, o Joaquim A. Moura, mas com o qual eu ( e não serei o único), nem sempre concordo. Assim como o Fernando Cardoso Rodrigues (não o trato por Dr. . Trato-o informalmente como a todos/as, nem ele olha a isso), de quem discordei várias vezes mas também de quem disse a propósito da sua ausência, que o blogue ficaria mais pobre. Claro que há outros mais consensuais como o amigo Tapadinhas, mas é nesta pluralidade e no respeito pelas críticas e pelos elogios, que este espaço tem interesse. Para além da utilidade dos que nele se exprimem. Já há tão poucos espaços para o fazermos...e, sobretudo, não sejamos modestos; na utilidade de também, para quem nos lê.
E pronto! Fico-me por aqui. Espero não ter melindrado ninguém. Não foi, de todo, a minha intenção.
Saudações cordiais a todos/as. E escrevam!
Francisco Ramalho
Corroios, 23 de Novembro de 2017


3 comentários:

  1. Caro Francisco Ramalho serve o presente para informar que não iriei comentar as suas publicações, uma vez que me encontro hospitalizado.

    ResponderEliminar
  2. Pode crer, Senhor Mário, que lamento bastante e desejo-lhe um rápido restabelecimento. Boas e rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente desejo as rápidas melhoras ao Amigo Mário. Sem querer entrar em polémicas sobre utilidades,
    valorizo muito as efemérides, umas mais importantes que outras, que nos trazem o conhecimento do passado, alicerce do presente. Possivelmente, esta valorização deve-se à minha antiga profissão de professor de história, pois nós não podemos fugir ao canteiro onde fomos formados. Quanto aos outros companheiros de blogue, saúdo todos com amizade, e não há inconveniente que as nossas opiniões nem sempre sejam concordantes, porque isso nos enriquece, e sempre acabamos por perceber melhor o mundo em que, acidentalmente, estamos inseridos. Um abraço lusitano, que envolve todos.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.