sexta-feira, 24 de novembro de 2017

ESCRAVATURA, HIPOCRISIA E IMPUNIDADE



A quando da queda do muro de Berlim, os beneficiários e ideólogos do capitalismo, prometeram um mundo novo. Um mundo de prosperidade e de liberdade. Um mundo sem a ameaça do “comunismo” (as aspas são para os citar, porque esta gente nunca fala em socialismo, mas sim em comunismo. Tem mais impacto. Amedronta mais). E agora, passados todos estes anos, aí temos esse tal “mundo novo”. Ou não será um mundo velho? Para além de todas as injustiças que se acentuaram, temos o maior numero de refugiados desde a 2ª Guerra Mundial e chegou-se ao cúmulo de ter regressado uma das maiores infâmias da história da humanidade: a escravatura. Ela é praticada já em larga escala e às claras, por exemplo, na Líbia, em leilões. Na sequência de uma reportagem da CNN sobre o assunto, o nosso compatriota secretário-geral da ONU, António Guterres, já o condenou. E alguns chefes de Estado, por exemplo, o da França, também já lamentou.
A Líbia, era um dos países da região mais desenvolvidos e com melhor nível de vida. Mas, com as suas imensas jazidas de petróleo e gás natural, e posição geo-estratégica, era uma tentação. Assim, os tais que prometeram o tal mundo maravilhoso (neste caso mais a França, a Inglaterra e a NATO. O maestro, os EUA, deu-lhes carta branca), procederam à já clássica farsa: diabolizaram Kadafi, os seus cães de guerra assassinaram-no cobarde e miseravelmente (foi arrastado vivo atrás de viaturas e outras hediondas patifarias) e depois, através de bombardeamentos massivos, arrasaram tudo o que lhes impedisse de se apoderarem do país. A solução mais aceitável e “democrática” seria através de um governo fantoche, mas o tiro saiu-lhes um tanto pela culatra. Como no Afeganistão, perderam o controlo aos cães de guerra, e estes, em matilhas, tomaram conta do país, transformando-o num caos. Os desgraçados oriundos da África mais profunda, em busca de melhor vida na Europa, ao tentarem atravessar aquele país, caem nas mãos daqueles bandidos , são feitos escravos ,e depois vendidos ou alugados.
Pelos menos condenados moralmente, estes novos negreiros, são! E os outros? Os que prometeram um mundo de paz e fartura? Os que destruíram a Líbia, o Iraque e a Síria? Os que mandam na Europa e no mundo? Esses não! Esses, são os mesmos que nos infernizam a vida.
Temos consciência de que esse dia está longe, mas temos um imperativo moral: correr com eles e com o sistema de que beneficiam; o capitalismo desumano e predador.
Francisco Ramalho

Corroios, 24 de Novembro de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.