sexta-feira, 24 de novembro de 2017

MULHER




Sê apenas uma flor.
Encanta-nos com a tua beleza.
Delicia-nos com o teu perfume.
Extasia-nos com a felicidade de te olhar.

Seja o que for.
És uma criação da natureza.
Tens o calor que não vem do lume
E o brilho mais belo que o luar!




                                                                                   Montijo, 29 de Dezembro de 2004


                                                                                            Joaquim  Carreira  Tapadinhas

4 comentários:

  1. Ora aqui está uma faceta que lhe louvo! A de ser um homem que gosta da MULHER ( não "de mulheres"). Rompe com alguma má tradição de A (tentar) depreciar, gozar, achincalhar e até negar! Felizmente que este seu "sopro benfazejo", mesmo que somente(?) romântico varre muita aleivosia, freudiana a maior parte das vezes, mas rasca sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas "somente romântico" acho um pouco restritivo. O meu Amigo é um homem muito inteligente, mas deve ter sempre presente a capacidade de outros para perceber subentendidos que não são fáceis de apreciar logo à primeira vista. Não percebo que da construção de um poema, sobre uma espécie de mulher ideal, se conclua que o autor só "gosta da MULHER (não "de mulheres"). É uma interpretação, para mim, pouco aceitável, mas que está no seu direito de assim o entender, e não é mais que isso. Obrigado por ter comentado o meu simples desabafo poético.

      Eliminar
    2. Vou responder para esclarecer, pois acho que o Joaquim Tapadinhas entendeu tudo ao contrário daquilo que eu quis dizer mas (tenho a certeza que por incapacidade minha) não terei dito. Vamos então a isso.
      O ponto de interrogação entre aspas que coloquei à frente do somente queria dizer que eu mesmo me interrogava se não estaria ser injusto com a MULHER e consigo pois ELA mereceria muito mais mas tudo o que o senhor escrevia era de todo justo e lindo! Quanto ao pensar que o senhor "não gosta de mulheres", só lhe digo: "valha-me Deus"! O vocábulo MULHER foi intencional, usando-o como símbolo singular de "as mulheres em geral" ou, se preferir, "género feminino" e daí estar em maiúsculas. O que quis dizer foi que o senhor, naquele poema, mostrou que "gosta das mulheres", que é muito diferente de "gostar de mulheres". Entre o "das" e o "de" vai toda a distância que a mim me pareceu evidente, com laudo para o primeiro e acrimónia para o segundo. Como vê, não serei tão "inteligente" assim pois o que pensei escrever foi lido por si numa antítese do meu pensamento. Mais não digo pois, além da surpresa do teor do sua resposta, nada mais há a dizer.

      Eliminar
    3. Obrigado por todo o esclarecimento e um abraço sincero.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.