quinta-feira, 23 de novembro de 2017

NAVEGAR À VISTA, PARA GANHAR VOTOS...


Já sabíamos todos (mesmo os do PS que estão convenientemente calados) que a génese deste governo teve a ver com sobrevivência, neste caso de um perdedor, António Costa. Também temos observado, ao longo destes significativos dois anos de experiência, que o governo não tem uma estratégia de médio e longo prazos, apenas e só porque está dependente de forças políticas cujos projectos políticos são incompatíveis. Qualquer reforma do Estado que o governo pense fazer, esbarra logo com os interesses sindicais-corporativos da CGTP-PCP. E quando o governo, fruto do bom desempenho da economia (leia-se turismo), tenta pagar uma parte da dívida para consolidar as finanças públicas, logo o BE e o PCP gritam que os excedentes de tesouraria têm de ser gastos para repôr congelamentos feitos durante o período de resgate financeiro. De nada valerão os esforços do PR para fazer chegar bom senso àquela gente, pois os seus interesses corporativos nada têm a ver com os superiores interesses do País. Mas agora, com esta inusitada decisão de mudar de supetão a sede do Infarmed para a cidade do Porto, ficámos a saber que a incompetência e a má gestão tomaram conta do governo, em nome do voto. O Porto estava desiludido com a derrota do governo em trazer uma agência europeia para aquela cidade, e logo António Costa para assegurar votos em futuras eleições, vem fazer “um bonito” e dar uma prenda ao Porto. Tudo à revelia dos trabalhadores do Infarmed, de qualquer estudo ou planeamento que tivesse demonstrado antes as vantagens económicas e/ou sociais desta mudança. O Estado, este ano dramaticamente falho em defender as populações de catástrofes, está agora entregue a grupos de interesses vários, menos os do interesse nacional.


3 comentários:

  1. Nós gastamos o nosso sentimento de cidadania a apontar os erros sucessivos das sucessivas governações, mas, naturalmente, a que no momento, está activa, é a mais responsável pelos erros presentes. Isto está a ser governado com muita incompetência, possivelmente com boas intenções e num compadrio excessivo. Eu admito que muita gente competente, dada a situação, não queira entrar na equipa governativa. Daí, que até hala marido e mulher com pastas ministeriais.Mas esta decisão de mudar a sede do INFARMED para o Porto, como compensação de a cidade ter sido preterida, na escolha da UE, para a sede europeia do medicamento, ultrapassa os interesses nacionais e situa-se no campo da estratégia política. Contra o parecer dos trabalhadores e da administração, o ministro e o secretário de Estado da Saúde, com a benção do Primeiro-Ministro, numa penada, resolvem prejudicar o país em centenas de milhões de Euros. Começa a ser angustiante o clamar no deserto de muitos de nós! Um abraço fraterno ao Manuel Martins.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. Vejamos se em 2019 os eleitores respondem em conformidade...Abraço

    ResponderEliminar
  3. Publicada na edição do PÚBLICO de 24 NOV 2017.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.