sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O novo líder da Europa?...


Emmanuel Macron, capa da Time de 20 de novembro pp, é apresentado por esta revista de circulação mundial como “The next leader of Europe”, com asterisco que remete para a condição “If only he can lead France”.

Numa entrevista de grande fôlego, que ocupa 7 páginas da revista, a jornalista, Vivienne Walt, realça o facto de Macron falar fluentemente inglês, “ a very rare thing for french leaders”, e a pouca importância que dá a vir a ser ou não “The leader of the free world”, já feliz que a França detenha a liderança global em termos de “climate change”...

Consciente da importância que têm as questões do ambiente, não só para os 60 milhões de franceses mas para centenas de milhões em todo o mundo, lembra que, na próxima cimeira do ambiente, Trump poderá estar presente se der a grande novidade de se querer juntar ao clube.

Questionado acerca das suas ambições para liderar a Europa, insiste em querer ser apenas um dos líderes, realçando já se ter encontrado com todos os líderes de relevo mundial; tendo carca de metade da idade do presidente americano, é com este que revela menos empatia, apesar de ambos serem provenientes do mundo dos negócios.

Relembra a história que retrata uma Europa cheia de guerras, em que uns pretenderam dominar os outros, para realçar que a União Europeia, que ele pretende ver reforçada, nos tem garantido um longo período de paz, liberdade e prosperidade.



Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.