quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sabe o que significa o vocábulo ‘gentrificação’?

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Este neologismo provém do inglês ‘gentrification, que por sua vez é proveniente de ‘genterise’ usado no francês antigo, com significação semelhante à nossa palavra ‘fidalgo’.
Todavia, tendo em conta o êxodo turístico que se abateu sobre Portugal, mormente em Lisboa e no Porto, o neologismo ‘gentrificação’ representa negativamente novas formas de segregação social.
Assim, ‘gentrificação’ é um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais que ali sempre existiram, dos quais sai – é despejada - a comunidade de baixo rendimento – a mais pobre - e entram moradores das camadas mais ricas.
O fenómeno decorre da acelerada revitalização urbana, em que espaços até então abandonados passam a ser vistos com potenciais galinhas de ovos de oiro por determinados grupos sociais e económicos.
Isto faz com que haja desmesurado aumento do custo de vida nos bairros desses centros urbanos, e, por consequência, o afastamento definitivo dos seus moradores tradicionais, que sempre lá viveram, passando de geração em geração.
O ‘ter’, neste ponto de vista de mercantilismo a qualquer preço, destrona o ‘ser’ de quem menos pode.

nota: texto publicado pelo PÚBLICO de 24/11

José Amaral


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.