segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Um livro importante...


O catedrático de economia Prof. Doutor Francisco Louçã, e o seu colega americano Michael Ash, estudiosos e investigadores de economia no ISEG e na Universidade do Massachusetts, respectivamente, escreveram em conjunto o livro “Sombras”, editado pela Bertrand, com o fim de explicar o poder que o sector financeiro foi ganhando a partir dos últimos 25 anos do século passado, e que se reforçou nestas quase duas décadas do século XXI, e como os traficantes do dinheiro cosem o mundo e nos cozem ;
é, segundo a teoria avançada pelos autores, um poder oculto, a finança sombra.

 “O que procuramos neste livro é descobrir como se instalou, como recruta, como se reproduz em ideias e organizações, como domina a decisão política, como condiciona as escolhas, ou seja, como cresce o seu poder no mundo da brutalidade dos mercados financeiros”.

“Uma pequena parte deste mundo financeiro sofreu um abalo com a crise de 2007-2008 ; desde então o sistema financeiro recuperou, impulsionado pela intervenção dos bancos centrais. Mas viveremos hoje tempos de maior prudência, que nos porão a salvo de futuras crises”?

“Os negócios parecem correr bem, mas, ao longo deste livro, defenderemos que esses resultados são uma ilusão e que essa ilusão é perigosa. A finança sombra, a parte não regulamentada do sistema financeiro, é um poder estruturado, como um polvo cujos tentáculos se estendem ao poder político. Uma teia de poder que é preciso trazer para a luz.

Nota-Respigado do caderno Dinheiro Vivo, suplemento do JN que sai aos sábados, por

Amândio G. Martins








Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.