sábado, 16 de dezembro de 2017

Crédito ao consumo

Leio que o crédito ao consumo está subir imenso e quase atinge o valor do período imediatamente anterior à "crise". Logo de seguida, e comentando o tema, ouço o insuspeito Bagão Félix (BF) culpabilizar fortemente os Bancos, pelo apelo que, também eles, fazem aos cidadãos, tal e qual o faziam no mesmo período. Por mero acaso, na minha leitura do "Sapiens" (Yuval Noah Harari, Ed.Elsinore), o dia estava-me "reservado" para as páginas 300 e lá vejo que o "crédito" é o cerne do capitalismo e que, mesmo quando "leviano"... "traz pessoas para dentro do sistema" (sic).
Porque hoje é sábado... retiro somente três pequenas coisas: que o capitalismo é um sistema antigo e daí "saber muito" ( como o diabo) e nunca se distrair; que BF é por certo um capitalista ( no sentido ideológico) "atípico", talvez mesmo, como diz ser, um democrata-cristão; que o povo talvez devesse "ler mais" para saber para onde vai, embora o perceba perfeitamente na sedução sentida pelo apelo ao dinheiro... mas os bancos também o "percebem".
Bom fim de semana!

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. O Dr. Bagão Félix sabe que esse é o negócio dos bancos; mas também sabe, sabemos todos, que esses bancos estão a braços com uma pesada carteira de "mal parado", eu diria mal parido, precisamente porque tem origem nesse famigerado crédito ao consumo, que eles nunca deixaram de promover. Todos os meses recebo, juntamente com o extrato, um folheto em que me prometem maravilhas...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.