quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Donald Trump quer estar contra o Mundo!

Se a realidade política interna dos EUA é um vulcão em pré-erupção para Trump, a realidade social com dezenas de milhões de paupérrimos a aumentar - é deprimente. A crise de valores, de honra e da moral vão sendo nivelados por baixo. Donald Trump é a origem, fazendo ressurgir: o nacionalismo exacerbado; a xenofobia; a misoginia; o racismo; a supremacia branca; o isolacionismo (académicos da ciência política afirmam que os EUA estão prestes a tornar-se um Estado pária) e o ódio contra as minorias e contra tudo e todos que querem ser diferentes. Nunca um presidente foi tão péssimo…
   As decisões dos EUA reconhecerem Jerusalém como capital de Israel e deslocalizar a sua embaixada de Telaviv para aquela cidade foi incendiária, brutal e insensata pelo conteúdo e pelas funestas consequências, já verificadas. Foram rasgados e deitados para o lixo, todos os acordos internacionais e das Nações Unidas! O processo de paz israelo/árabe está quase parado, agora com esta iniciativa pró-israelita, os norte-americanos autoexcluem-se. Trump, paternalista, diz ter um plano de paz que o apresentará em Janeiro, mas… nenhum dos intervenientes o conhece. (Excepto Israel?). Israel avança imperial, fazendo da decisão de Trump um facto consumado. A malquista decisão trumpiana é um acto de guerra, não só à Palestina, mas também para o Mundo!, que não a aceita. Desprezando a ONU e a Comunidade Internacional, fica parecido com o provocador líder norte-coreano, pois manda «mísseis» de orientação diplomática que colocam muitos países do globo a ferro e fogo! Com Trump é tudo pior, porque provocador/destabilizador permanente a deitar gasolina para apagar o fogo!
Em suma: Esta decisão desastrada e desastrosa reacendeu a resistência palestiniana e fez juntar inimigos figadais, com o DAESH à cabeça, contabilizando-se feridos e mortos!
   O Mundo que preza os valores democráticos, está farto da trampa política de Donald Trump! 

                                              Vítor Colaço Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.