terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Gordura não é formosura

As sociedades de consumo, que quase sempre vivem acima das suas possibilidades, debatem-se com situações muito nefastas no que toca à sua saúde, pois enfermam de muitos maus vícios.
São sedentárias, vivendo no maior dos confortos, que são altamente nocivos.
Assim, a obesidade tomou conta de quase todos os cidadãos, incluindo-se as monstruosas gorduras de Estado.
Peso a mais, que leva à perigosa hipertensão, bem como o entupimento das artérias, que atrofia a passagem normal do sangue, provocam por simpatia o aparecimento do chamado mau colesterol.
Por sua vez, as gorduras de Estado também atrofiam as nossas magras bolsas, que ficam obesas de nada.
Depois, aparecem as operações de cosmética orçamental para nos dourar a pílula de pagamentos mais que forçados, enquanto, por sua vez, o SNS se vê forçado a fazer operações de estética a quem tem banhas a mais em locais inapropriados, em detrimento dos pacientes que precisam de mais cuidados imediatos.
Por fim, é ‘bonito’ de ver pessoas empanturradas a caminhar e a fazer ginástica de trazer de casa, para queimarem as suas híper- calorias, digo enxúndias, ingeridas diária e anomalisticamente em não muito adequadas festas natalícias e de fim de ano, as quais deveriam ser, à imagem do pobre Jesus, somente épocas frugais, de plena contemplação e de muita meditação.

José Amaral

4 comentários:

  1. Num texto muito ao "seu jeito", pergunto-me o que faz ali o "efeminado" e o "bacantes"? Isto significado pois a "formusura", essa foi um lapso de escrita, por certo.

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Confrade da Escrita, por vezes faço tudo tão depressa que não peso convenientemente os meus rabiscos. Assim, emendei 'formosura', retirei 'efeminadas' por descabido, bem como as 'bacantes', que foram substituídas por 'em não muito adequadas', pois tem razão de ser as suas doutas interrogações.
    Desejo-lhe um PRÓSPERO ANO NOVO e que cá continuemos com alguma saúde.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.