segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Cabras são cabras...


A notícia de que há um programa para espalhar cabras monteses como forma de prevenção de incêndios, servindo de agentes de limpeza das matas, além de ter revoltado os bombeiros profissionais, pela designação de sapadores dada àqueles animais, não me parece uma ideia feliz também por outras razões.

De facto, as cabras podem manter limpos de vegetação grandes espaços; mas, em zonas arborizadas, elas não deixam vingar as plantas jovens, roendo tudo quanto lhes aparece pela frente.

Num espaço florestal normal, as árvores vão disseminando sementes, que germinam e crescem para substituir as que vão sendo cortadas, autossustentando a plantação, e grande parte da vegetação rasteira é importante para abrigo e reprodução de muitas espécies animais.

A verdadeira solução para a floresta é gente qualificada a trabalhar nela, vigiando, removendo vegetação excessiva para as tais centrais de biomassa, mantendo as distâncias das principais estradas e interditando o acesso a intrusos com más intenções. Fica caro? Muito mais caro, em vidas e fazenda, tem ficado o abandono a que temos assistido!



Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. Não tanto pela "revolta" linguística dos bombeiros profissionais, li o Amândio com muita atenção e sou-lhe grato por toda a informação que me parece duma sensatez lógica a toda a prova.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, senhor; talvez por eu ser do "mato" conheça um pouco dessa realidade, coisa que a maioria dos que têm poder para tomar decisões não conhece de todo...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.