quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

É pecado o desperdício


Não há fome que não dê em fartura, é costume dizer-se, sem grande sentido das proporções. Aquela barragem de Viseu que ficou enxuta no verão, obrigando a decisões pouco vistas, de recorrer a camiões-cisterna para abastecê-la, já está a 100% da sua capacidade; se com a pouca chuva que caíu já não aguenta mais, significa que, a partir de agora, corre para o mar a preciosa água doce...

É sabido que em pouco tempo pode chover muito, o que nem sempre é bom, mas nem foi o caso; a barragem de Fagilde é que enche com pouca água, estando já, ao que foi noticiado, programada uma ampliação.

E é aí que bate o ponto. Sabendo toda a gente que só há água potável se chover em abundância, com as mudanças climáticas que se conhecem, numa dimensão preocupante , se não for bem aproveitada a água que cai do céu a custo zero, depois “aqui dÉl-Rei” que só sai ar das torneiras!



Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Há notícias, que referem que a barragem estará na ordem dos 60% e outras de facto nos 100%. As imagens televisivas que vi, não me pareceu que estivesse cheia. Mas é de facto uma barragem pequena, com uma albufeira da ordem dos 7,5 hectares, enquanto a da Aguieira terá 2000 hectares.

    ResponderEliminar
  2. De facto, é pequena de mais para abastecer tês ou quatro Concelhos. Obrigado aos dois.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.