terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Grotescos primatas


Da luta anti racista nos Estados Unidos que, pelo menos desde meados do século passado, ganhou grande visibilidade mundial, não se pode dizer que não houve grandes avanços em todas as áreas.

Todavia, quando e de onde menos se espera, lá resurge o primarismo e parece que não se evoluiu grande coisa; lembro que muitas “dondocas” da classe alta republicana referiam-se à anterior primeira-dama como “macaco de saltos altos”...

Agora foi a empresa de vestuário H&M que publicitou, na sua secção online, uma espécie de camisola com capuz, designada “hoodie”, usando como modelo uma criança negra, que ostentava no peito esta edificante legenda:  “coolest monkey in the jungle”!

Perante a indignação e acusações de racismo, a companhia pediu desculpas e removeu aquela imagem, mas o que fica claro é que certo tipo de gente nunca deixa de tentar, sempre que lhe parece possível, humilhar uma grande percentagem dos seus concidadãos.



Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. Chamar-lhes estúpidos é uma "benção" para eles pois, na sua intencionalidade malévola. poderem pedir desculpa já é meio caminho andado para o que querem conseguir. E dar-lhes a honra de poderem pertencer à ordem dos primatas já é condescender pois, na escala da evolução, são mesmo... "grotescos vermes".

    ResponderEliminar
  2. Faltou-me um "S" na palavra "ressurge".

    O assunto tratado no meu texto - que li na última Time, na sua habitual página "love it/leave it", em que metade é para as coisas boas que aconteceram - parte de cima, e a parte de baixo é para as que geram descontentamento, onde estava o apontamento que referi - é coisa recorrente um pouco por todo o lado, embora naquele país seja mesmo um caso sério!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.