terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O negócio da saúde


Um laboratório, de Miami, na Flórida, Estados Unidos da América, no espaço de quatro anos (2013-2017), aumentou o preço dum medicamento quimioterapêutico na ordem dos 1500 por cento.
O medicamento é comercializado pela NextSource e fabricado pela CordenPharma, que pertence à International Chemical Investors que será especialista em evasão fiscal, utilizando «offshore.s» para o efeito, e cujo dono é Achim Riemann, conhecido por práticas especulativas e que foi promovido ao grupo dos multimilionários.
O medicamento é a Lomustina (100mg) para tratamento de tumores cerebrais, cada cápsula que custava 50 dólares em 2013, passou para 780 dólares, deixado de ter equivalente genérico. A justificação para tal, dada por responsável da empresa, foi no sentido que o mercado e a procura ajustaram o preço, face ao reconhecimento da sua utilidade pelos consumidores(!) e que o custo da matéria-prima também aumentou 30%(!). A denúncia desta situação foi efectuada em artigo no Wall Street Journal.
Mais um exemplo de como o capitalismo encara o negócio da saúde. O que importa é o lucro, o resto são pormenores…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.