terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Para prevenir o fogo, tudo é pouco

Os incêndios também se previnem durante o Inverno. Todos os meios são poucos para a prevenção e combate. O Governo resolveu mobilizar as cabras, que comem (quase) tudo, para
serem um elo na prevenção e baptizou-as de ’sapadores’. Aqui, ao redor da aldeia, vejo-as a
consumir enormes quantidades de mato. Foi uma boa ideia e um valor acrescentado. A Associação dos Bombeiros Profissionais achou abusivo o termo ‘sapadores’. Os Soldados da Paz merecem gratidão e admiração, mas os caprinos não concorrem com os heróis bombeiros, são um complemento de ataque, entre outros. A Instituição dos Bombeiros deverá orientar as suas energias para o cerne da questão/foco primordial: Prevenção e combate às ignições. Tudo o que for implementado para prevenir o salvamento de pessoas, bens, floresta e fauna - não é demais.
   A Guarda Nacional Republicana está no campo, e bem, para ajudar populações como utilizar o fogo com o máximo cuidado, para as suas queimadas. A limpeza dos terrenos tem de ser executada, até ao dia 15 de Março, envolvendo uma área de 50 metros em derredor das casas.
   Urge erradicar todos os factores de combustão. Bastaram as catástrofes mortíferas de Pedrogão e de meados de Outubro passado, no Centro/Norte. É imperioso sermos cidadãos pró-activos a bem e na defesa da Vida humana, da fauna e da flora!

                                                 Vítor Colaço Santos 

2 comentários:

  1. As cabras do Vítor Colaço são diferentes das do Amândio Martins! Bem como os escritos, pois ao segundo podemos responder e ao primeiro, nem por isso...

    ResponderEliminar
  2. É uma estranha forma de proteger a flora: lançar-lhe para cima um rebanho de cabras...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.