segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Abstinência aos casais católicos recasados

Resultado de imagem para imagem bucólica de a raposa e as uvas
Não nos parece crível que o líder máximo da Igreja Católica em Portugal tivesse feito tal recomendação – a abstinência aos casais católicos recasados.
De facto, parece-nos que tal aconselhamento foi mesmo feito, o que se afigura um verdadeiro absurdo.
Se temos um Papa muito atento aos dias de hoje e aberto ao diálogo e à concórdia entre todos os homens e de demais credos religiosos, o que o seu representante luso alvitrou é diametralmente oposto ao que se vai pregando a todos os rebanhos do Senhor.
Pelos vistos, os ‘cristãos novos’ terão de invocar a fábula da Raposa e as Uvas, na versão de Bocage, em que uma manhosa raposa que, não podendo chegar às convidativas uvas pendentes de uma latada, assim disse: -Estão verdes! Não prestam! Só os cães as podem tragar’.

José Amaral

7 comentários:

  1. Tenho a certeza que por incapacidade minha não entendi o seu texto. "Não nos parece crível" mas , logo depois, "de facto parece-nos que tal aconselhamento foi mesmo feito"?!?!
    E depois, quem são os "cristãos novos"? E quem é a "raposa"? E as "uvas"? E qual o sentido da fábula que aduziu, nesta situação? Confesso que não "entrei" no que quis dizer, palavra de honra. Quer-me explicar, por favor?

    ResponderEliminar
  2. Gosto (no bom sentido), do Senhor Fernando Cardoso Rodrigues, é uma pessoa bastante atenta a qualquer texto, como se diz,"está sempre em cima" aos temas. Era necessário um elemento destas qualidades de observação. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Amigo e perspicaz Fernando Rodrigues, vou tentar dizer-lhe o que não consegui escrever. 1 - não quis acreditar que fosse crível, mas foi; 2 - cristãos novos foi a pensar nos recasados; 3 - como é apetitoso, justo, natural e saudável o sexo que se quer interditar, parece-me ser como fez a manhosa raposa/raposão, como as apetitosas uvas não estavam ao seu alcance, logo delas desdenhou. Logo, o casal recasado têm de pensar que não está ao seu alcance o sexo.
    Foi, de facto, o modo encontrado para escrever o que por mim foi escrito.
    E por agora termino, porque não consigo explicar melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que continuo "baralhado" mas deixe lá, sou eu que estou "lerdinho da cabeça". De qualquer modo,obrigado.

      Eliminar
  4. Ao Dr Fernando Rodrigues escapou-lhe que os poetas, como o senhor Amaral, se socorrem de linguagem metafórica, mesmo quando escrevem prosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu não entendi foi qual o significado da(s) metáfora(s). Explicito: porquê "cristãos novos" se os recasados não são convertidos? Eles já eram cristãos há muito, só querem continuar. E serem "raposões", quem desdenham desejando? As "uvas" são o sexo? Mas se eles podem tê-lo, se o quiserem (não está ao seu alcance?)! Tem então razão o cardeal no que disse? Não me parece que fosse essa a intenção do José Amaral, mesmo metaforicamente.
      As minhas desculpas ao JA por ter voltado mas a "culpa" foi do Amândio Martins...

      Eliminar
  5. Amigos, estas coisas do sexo têm muito que se diga. E como agora está na moda divulgar-se o que foi o seu assédio sexual, já não sei em que tudo vai dar. Portanto, encerrando o assunto, envio um abraço para ambos e demais que isto leram.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.