sábado, 10 de fevereiro de 2018

Arte e ideologia

A discussão sobre o assunto é "velhinha", mas a vida encarrega-se de a trazer sempre e sempre. Desta  vez sou eu que a coloco, tendo como mote o filme que está nos cinemas: "Todo o Dinheiro do Mundo". Tendo como realizador o conhecido Ridley Scott, foi "reconstruído" após estar pronto, pois o actor era Kevin Spacey (KS) e este foi um dos maiores protagonistas nos casos de assédio sexual em Hollywood.
Ora a pergunta é esta: porque razão se refaz todo um filme, substituindo, em todas as cenas, KS por Christopher Plummer?  O "castigo", talvez seja a razão porque o filme tem uma "bola" de MAU, dado por todos os críticos de cinema...
Sei bem que ideologia não é a mesma coisa que o "crime" de assédio mas também sei que há ideologias que levaram a crimes de lesa-humanidade e nem por isso a música de Wagner ou a escrita de Louis Ferdinand Céline deixaram de ser consideradas obras de arte. E Kevin Spacey, juntamente com Daniel Lay Lewis, serão, provavelmente, dos maiores artistas de cinema vivos.

Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.