quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

DEPENDE DE NÓS




Segundo dados recentemente divulgados pela ONU, entre 1996 e 2016, 357 milhões de crianças foram afetadas por conflitos armados. Quase metade, está em áreas de conflito de alta intensidade e é exposta a graves violações, tais como; morte e mutilações, recrutamento para combates, violência sexual, rapto, ataques a escolas e hospitais, negação ao acesso humanitário. O número de crianças mortas ou mutiladas aumentou 300% desde 2010. Mais de 3 milhões, com menos de 5 anos, morrem subnutridas todos os anos e 152 milhões estão sujeitas a diversas formas de trabalho infantil.
Em 2017, 82% da riqueza criada no mundo, foi parar a 1% dos mais ricos. Dito de outra forma; 42 desses mais ricos, acumulam tanto como 3,7 mil milhões dos mais pobres. Eis o outro lado da medalha. Ou será o mesmo?
É este o resultado do capitalismo predador, da ambição desmedida, do fanatismo religioso, da ignorância. É este o estado do mundo. E não é tudo! Falta ainda o desemprego, a precariedade, a falta de habitações condignas, enfim! Falta ainda tanta desgraça.
“ De quem depende que a opressão prossiga? De nós. De quem depende que ela acabe? Também de nós.” Bertolt Brecht.
Francisco Ramalho
Corroios, 25 de Fevereiro de 2018


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.