terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

John Glen é o primeiro cosmonauta americano a fazer um voo orbital





Às 14 horas e 47 minutos {1] (T.M.G.) [2] do dia 20 de Fevereiro de 1962, é lançado, do Cabo Canaveral, um foguetão “Atlas” tendo no topo uma cápsula espacial denominada “Amizade 7”. No seu interior, segue o astronauta John Glenn, que ficará na História como o primeiro norte-americano a realizar um voo orbital.

[1] - Nos Estados Unidos da América eram 5 horas.
[2] - T.M.G. significa “Tempo Médio de Greenwich”, um bairro na parte sudeste de Londres, onde se situa o Observatório Real e a partir do qual foi definido o Meridiano de Greenwich, cuja longitude é, por definição, 0º 0' 0" E/W0º 0' 0". No dia 1 de Janeiro de 1972, o T.M.G. foi substituído pelo UTC – Coordinated Universal Time (Tempo Universal Coordenado) que corresponde à hora de inverno de Portugal Continental e Arquipélago da Madeira e à hora e verão do Arquipélago dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.