quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O PIOR ANALFABETO (segundo Brecht, nos 120 anos do seu nascimento)


O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa nos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, da renda de casa,
    do sapato, e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e incha o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado,
    o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, reles, o corrupto
    e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Dizia BERTOLT BRECHT, no seu empenho e acção política para modificar a realidade social, através do desenvolvimento da consciência crítica das pessoas e no combate à alienação.

Completaram-se no dia 10 de Fevereiro, 120 anos do nascimento de Bertolt Brecht, na cidade alemã de Augsburgo. Escapando à violenta repressão, abandona a Alemanha em 1933, após Hitler subir ao poder, tendo-lhe os nazis retirado a cidadania alemã. Passa pela Checoslováquia, Suíça, Dinamarca, Suécia, Finlândia, União Soviética e Estados Unidos da América (E.U.A.), onde se fixa na Califórnia, tentando trabalhar em argumentos para Hollywood e escrevendo peças contra o nazi-fascismo. Em 1947 sai dos E.U.A, iludindo os que pretendiam inclui-lo na lista negra das actividades anti-americanas, na caça às bruxas no início do macartismo contra a denominada ameaça vermelha. Já depois de sair dos EUA a Academia Americana de Artes e Letras atribui-lhe um prémio por mérito artístico.

Em 1949, Bertolt Brecht vai viver para Berlim-Leste na R.D.A., onde é fundador da companhia de teatro Berliner Ensemble e onde morreu a 14 de Agosto de 1956, a meio de ensaios de «A Vida de Galileu». Além desta, entre as suas principais peças de teatro estão entre outras, «Um Homem é um Homem», «Mãe Coragem e seus Filhos», «O Círculo do Giz Caucasiano» e «A Ópera dos Três Vinténs».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.