quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O que significa o termo ‘politicamente correcto’?

Resultado de imagem para imagem humoristica de politicamente correto

Significa, por exemplo, nunca chamar um político de ladrão.
Significa o uso de eufemismos – suavização de uma expressão, de uma ideia dura ou desagradável - para tudo e mais alguma coisa, como dizer-se que o senhor fulano de tal subtraiu uma pipa de massa que não era sua, em vez de sicrano fez um astronómico roubo.
Isto é, são formas de expressão que procuram banalizar os preconceitos sociais sem receios de nenhuma ordem em função do que foi (erradamente) praticado ou dito.
Mas, esta significação do ‘politicamente correcto’ já vem de muito longe, aparecendo somente com grande relevo neste século XXI.
Neste aligeirado texto acerca do epigrafado, quero compartilhar com todos vós o seguinte, que recebi na minha caixa postal electrónica:
Na Universidade de Griffith, na Austrália, tem havido um concurso anual sobre a definição mais apropriada para um termo contemporâneo. E, em 2014, o termo escolhido foi precisamente ‘politicamente correcto’.
Então, o vencedor assim fez a sua definição: ‘POLITICAMENTE CORRECTO é uma doutrina sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos meios de comunicação e que sustenta a ideia de que é inteiramente possível pegar num pedaço de merda pelo lado limpo’.
Tenho dito.

José Amaral

3 comentários:

  1. O carioca é muito dado a inventar termos, geralmente de cariz engraçado. Existe um, que na minha opinião também define o "politicamente correcto". É o "bunda-mole". Aquele que anda sempre a engonhar. Que não f--- nem sai de cima.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. a definição é um modo de se fazer de conta que os políticos são altruístas empenhados no bem comum e para isso passam enormes sacrifícios Nada de mais falso Estão a tratar da vidinha e a vingarem-se de terem aturado a "poba durante as campanhas eleitorais

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.