segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Tulipas no Jardim de S. Lázaro, no Porto



O jardim de S. Lázaro (o nome oficial é Jardim Marques de Oliveira) é o mais antigo jardim do Porto, foi inaugurado em 1834, sendo actualmente o único jardim com gradeamento e quatro portões. Tem imponentes magnólias, algumas esculturas de Soares dos Reis e Henrique Moreira e um interessante coreto. Na sua proximidade situa-se a Biblioteca Municipal do Porto, a fachada do antigo Convento de S. Lázaro, atribuído a Nicolau Nasoni, onde se encontra a igreja de Nossa Senhora da Esperança que faz parte de colégio com o mesmo nome e é propriedade da Misericórdia do Porto desde 1731. Ainda perto do jardim encontra-se a Escola Superior de Belas Artes.
As tulipas começaram a ser cultivadas há mais de mil anos no império otomano (na área do actual Irão e Turquia), no século XVI chegaram à Holanda e no século XVII iniciou-se o desenvolvimento do seu comércio. Existirão cerca 100 espécies de tulipas, que apesar de hoje se comprarem aos molhos, foram inicialmente vendidas à unidade a um preço bastante elevado e tendo até servido como moeda de troca.


1 comentário:

  1. Este é mesmo um jardim "icónico". As flores, o local, a história, a vizinhança arquitectónica, tudo!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.