quinta-feira, 8 de março de 2018

Precários têm de ser integrados

O Bloco de Esquerda(BE) levou à Assembleia da República a discussão da regulamentação
[urgente] dos trabalhadores precários da Administração Pública. Estabeleceu-se que, em meados do passado mês de Fevereiro, os concursos tivessem avançado mais e contudo estão  atrasados. Esta situação não pode decepcionar quem quer normalizar a sua situação laboral. Exige-se que a Lei seja cumprida e que o processo de avaliação em curso tenha continuidade. Há necessidade de reforçar as Comissões de Avaliação (dos precários) para que o processo seja idoneamente conduzido. Aquela Lei prevê que trabalhadores permanentes sejam integrados no quadro. Assim sendo, o resultado será histórico!
   No debate na AR, o PSD e CDS insurgiram-se grosseiramente contra o BE. É chocante e indigno que esta gente se pronuncie, não a favor da extinção da precaridade, mas mantenham as políticas da sua actuação no desgoverno anterior, fautores de legislação anti-Funcionários Públicos(FP). A favor destes, promoveram zero medidas!
   O Estado (leia-se Governo) deve dar bom exemplo, até para a iniciativa privada, para que nenhum FP neste processo fique para trás. Há precários a laborar há dezenas de anos, sendo 
da mais elementar humanidade e justiça, quererem ser regularizados e vinculados ao quadro. Em serviços centrais, como SNS e Escola Pública, há défice de FP, havendo imensos precários, com horários permanentes.
    Quando as pessoas se sentem desamparadas, socialmente injustiçadas e sendo-lhes negados direitos - são empurradas para o populismo.
    A cultura da precaridade rouba as expectativas, a esperança e os sonhos dos trabalhadores.
A precaridade é a negação da dignidade!

                                                  Vítor Colaço Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.