quinta-feira, 19 de abril de 2018

ESTÃO ENCONTRADOS OS FINALISTAS DA 78.ª EDIÇÃO DA TAÇA DE PORTUGAL

Resultado de imagem para Sporting cp C Desportivo das Aves
Após as duas meias-finais, estão encontrados os finalistas da 78.ª edição da Taça de Portugal de futebol. A Taça de Portugal - ou a Taça de Portugal Placard, por motivos de patrocínio - teve a sua 1.ª edição na longínqua época de 1938/39, no Estádio José Manuel Soares, pertencente ao CF "Os Belenenses" e popularmente conhecido como Campo das Salésias em Lisboa, e teve como finalistas a Associação Académica de Coimbra, que venceu o SL Benfica por 4-3.
A primeira meia-final foi disputada no Campo da Mata, pertencente ao Caldas Sport Club, fundado a 15 de Maio de 1916, e na presente época a disputar o Campeonato de Portugal, sendo o 6.º classificado no grupo D. Teve no seu historial quatro presenças no escalão maior do futebol nacional, nas épocas de 1955/56, 1956/57, 1957/58 e 1958 e 1959, a juntar a três títulos de Campeão Nacional da III Divisão nas épocas de 1971/72, 2006/07 e 2010/11. A nível de participações na Taça de Portugal, esta foi a sua melhor participação. Recebeu em jogo da 2.ª mão o Clube Desportivo das Aves, fundado a 12 de Novembro de 1930, pertencente à Liga NOS, sendo esta época a sua quarta presença no escalão maior do futebol português, tendo sido Campeão Nacional da II Divisão B na época de 1984/85. O Caldas Sport Club, que veio de uma desvantagem trazida da Vila das Aves por 1-0, ainda conseguiu no tempo regulamentar igualar a eliminatória, mas devido à diferença de escalões acabou por baquear no prolongamento perdendo por 2-1¸colocando assim os comandados do treinador José Mota na final do Estádio Nacional (Jamor), passando o CD Aves a ser o 25.ª clube a inscrever o seu nome como finalista da Taça de Portugal. Uma palavra de grande admiração e apreço por este clube pertencente à Associação de Futebol de Leiria, às "gentes e adeptos" deste digno e brioso clube das Caldas da Rainha, que merece de todos os desportistas um grande aplauso.
O Aves irá ter pela frente o Sporting CP, que depois de na 1.ª mão ter perdido no Estádio do Dragão por 1-0, no seu próprio Estádio José Alvalade e no tempo regulamentar acabou por marcar e fazer 1-0, empatando então a eliminatória. Não chegando contudo o prolongamento, veio o desempate através da marcação de penáltis, tendo o Sporting CP vencido por 5-4.
Vamos ter no próximo dia 20 de Maio de 2018 a final entre o CD Aves, um estreante nestas andanças, e o Sporting CP, que irá marcar a sua 28.º presença na chamada festa do futebol e do povo. Que haja da parte de todos os intervenientes - incluindo adeptos que irão estar presentes - "fair-play".
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os   Leitores"    do Jornal RECORD de 19 de Abril de 2018)
MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.