segunda-feira, 16 de abril de 2018

O NOVO BIG BROTHER

A China quer premiar os cidadãos bem-comportados e castigar aqueles que não cumprem as regras. Para isso, vai utilizar um sistema de avaliação que utiliza dados de aplicações móveis e informações do Estado. É um cenário em tudo parecido com o que acontece num episódio da série futurista "Black mirror", mas com implicações bem reais na vida das pessoas.
Até 2020, os cidadãos estarão registados numa base de dados nacional, que cruza registos financeiros e criminais. Estes históricos ajudarão o Governo a classificar os cidadãos, beneficiando os que têm um ranking superior. O projecto, que arrancou em 2014, já tem os dados de mais de 10 milhões de pessoas com crédito social baixo.
Os cidadãos com a pontuação mais baixa terão que passar por uma espécie de lista de espera para, por exemplo, comprarem bilhetes de comboio ou viajar de avião.
"O principal objectivo é que as pessoas que se comportam de forma pouco séria ou desonesta, no seu dia a dia, percam acesso a tudo. Desde os benefícios do Governo até aos transportes públicos", afirma Wenhong Chen, investigadora especialista em redes sociais da Universidade do Texas, em Austin, nos EUA.
Ao que chegamos. Eis o "Big Brother" no seu esplendor. Tudo o que as pessoas fazem é monitorizado. A vida das pessoas completamente vigiada e controlada pelo Estado ou pelas grandes corporações. Eis o triunfo da tecnologia. Do homem do séc. XXI. Que podridão. Que fascismo. A vida avaliada por rankings. A vida autêntica completamente destruída. Assim, como se nada fosse. E tanta gente a engolir. A vida controlada. Ainda falam em liberdade. Porra. O Homem não é isto. É mesmo preciso rebentar com isto. De uma vez por todas.

2 comentários:

  1. Nalgumas espécies do reino animal, quando uma das crias é muito fraquinha, em vez de receber mais carinho dos pais, é deixada ao abandono, em favor das mais fortes, para preservar o futuro da espécie; deve ter sido daí que Hitler tirou "ideias"...

    ResponderEliminar
  2. Por tudo o que disse é que o "Admirável Mundo Novo" e o "1984" são dois grandes e estruturantes livros! A China leu-os ( o segundo antes do primeiro...) e segue, cronologicamente, o que neles é uma denúncia mas, para ela, é.... uma prescrição!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.