quinta-feira, 19 de abril de 2018

UM MUNDO DE POBREZA E EXPLORAÇÃO

Em 2030, 1% da população terá nas mãos 2/3 da riqueza mundial. A raiz da pobreza não se encontra apenas nos baixos salários, nas pensões miseráveis ou no desemprego. Encontra-se sobretudo ao nível das imensas desigualdades, da propriedade e da exploração do trabalho. Como afirma Rousseau no "Discurso sobre a Origem das Desigualdades entre os Homens": "O primeiro que, tendo cercado um terreno, se atreveu a dizer, isto é meu!, e encontrou gente suficientemente simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil".
No sector petrolífero, o trabalhador em 8 horas de trabalho por dia trabalha 1,6 horas para para pagar o seu salário, sendo as restantes 6,4 horas trabalho não pago, logo mais-valia da Galp. Olhemos também para o sector energético, em que a EDP e a REN acumulam lucros obscenos. A remuneração por hora de trabalho é de apenas 9,2% do valor produzido, o que significa que ao fim de 44 minutos o trabalhador tem o seu salário retribuído, dando mais de 7 horas do seu trabalho em regime não pago. A exploração dos trabalhadores está, portanto, ao nível do séc. XIX ou pior. O fosso entre ricos e pobres agrava-se cada vez mais. A alienação avança. Exigimos justiça!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.