domingo, 22 de abril de 2018

UM POUCO DE HISTÓRIA DA UEFA FUTSAL CUP

Resultado de imagem para HISTÓRIA DA UEFA FUTSAL CUP
A Taça UEFA de Futsal (UEFA futsal Cup em inglês), é uma competição anual de equipas de futsal europeias. Teve o seu inicio na época de 1984/85, com a designação de Campeonato Europeu de Clubes, cuja final se realizou em Viterbo (Itália) e cujo vencedor foi o ZVC Hoboken da (Bélgica), que bateu na final o FC Kras Boys da (Holanda), após prolongamento por 4-3.

Com esta primeira designação de Campeonato Europeu de Clubes, realizaram-se mais 14 edições, somente não se tendo disputado esta prova nas épocas de 1991/92 e 1992/93. Por países, a Espanha colecciona 8 títulos; Rússia 3; Bélgica e Itália com 2 títulos; seguindo-se com apenas um título a Croácia, Dinamarca e a Holanda. Destaque nesta competição para o 2.º lugar alcançado por uma equipa portuguesa, que na época de 1990/91, na capital de Espanha, Madrid, perdeu na final com os espanhóis do Interviú Lloyd’s, por 7-0, que foi a Associação Recreativa de Freixieiro de Matosinhos.
Entretanto esta competição passou a designar-se UEFA Futsal Cup a partir da época de 2001/02, com a edição em Lisboa, tendo o vencedor sido os espanhóis do Playas de Castellón que venceu o Action Charleroi da Bélgica por 5-1 - Sporting CP foi semi-finalista. Seguiram-se mais quatro edições, mas disputada as finais a duas mãos, tendo na época de 2003/04 o SL Benfica sido finalista vencido frente aos espanhóis do Boomerang Interviú, cujos resultados foram de 4-1 e 3-4.
Nova alteração na competição a partir da época de 2006/07: as finais foram disputadas numa só mão. Destaques para as equipas portuguesas. Na época de 2009/10, cuja final se realizou em Lisboa, o SL Benfica venceu o Boomerang Interviú de Espanha por 3-2 (a.p.). Mais duas presenças em finais, que aconteceram respectivamente nas épocas de 2010/11 - em Almaty (Cazaquistão), em que o Sporting CP, perdeu com o Montesilvano (Itália), por 5-2, e o 4º. Lugar alcançado pelo SL Benfica, que perdeu com o Kairat Almaty (Cazaqusitão), após um empate no tempo regulamentar de 3-3, perdeu no desempate por (g.p.) por 3-5. 

Na época seguinte, ou seja, em 2011/12, final four realizada em Lérida (Espanha), e de novo um 4.º lugar para uma equipa portuguesa, precisamente o Sporting CP, que perdeu com o Marca Futsal (Itália), após o resultado de 3-3, no tempo regulamentar e tendo perdido no desempate por (g.p.) por 3-4. Na época de 2014/15, a final four foi realizada em Lisboa, tendo o Sporting CP alcançado o 3.º lugar ao vencer por 8-3 o MFK Dina Moskva (Rússia). 

No ano seguinte, isto é na época de 2015/16, final four realizada em Guadalajara (Espanha) e mais um 3.º lugar desta feita alcançado pelo SL Benfica que venceu o ASD Pescara (Itália). Após o resultado no tempo regulamentar se registar um empate de 2-2, e no desempate nas (g.p.), o SL Benfica venceu por 2-0.

Na época passada, isto é, na época de 2016/17 em Almalyh (Cazaquistão), o Sporting CP perdeu na final frente aos espanhóis do Inter FS, por 7-0.
Hoje, dia 22 de Abril de 2018, o Sporting CP irá estar presente na final desta 17.ª edição, no Pavilhão Príncipe Felipe, em Saragoça, que é a capital da região de Aragão, onde irá defrontar os espanhóis do Inter Movistar, equipa do famoso campeão da Europa e melhor jogador do Mundo, o português Ricardinho.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os   Leitores"    do Jornal RECORD de 22 de Abril de 2018)
MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.