domingo, 27 de maio de 2018

"Os homens que odeiam as mulheres"

Ontem passou-me pelas mãos este livro da série Millenium. O primeiro de uma trilogia escrita pelo sueco Stieg Larsson, a que se juntaram mais dois, estes já escritos por outro autor, devido a  falecimento do primeiro. O ambiente é de "cortar à faca", obscuro, tenebroso e perturbante psicologicamente. Como aliás também o é nos livros de Camila Eckberg, igualmente sueca (civilizada e simultaneamente macabra, a Suécia?). Como literatura daquele tipo, é boa. E tanto é que foram passados a filme, pelo menos alguns, entre os quais o que dá título a este texto.
Como, talvez por (de)formação profissional, tenho tendência a ligar as coisas para descobrir a história (clínica), fui à Wikipédia que me diz que " o autor escreveu escreveu  muito sobre a violência sexual sobre as mulheres porque assistiu  a um estupro colectivo sobre uma menina de quinze anos e não tomou qualquer atitude para defender". Vale o que vale pois a Wikipédia é de informação variável. No entanto tem lógica (clínica). Lá está Freud e os seus discípulos no tempo, no escritor e nas personagens "ficcionais". O autor do livro não ajudou a moça violada mas a má recordação ficou e iniciou a denúncia em "thriller" de "Os homens que odeiam as mulheres". E estes, por que as odeiam? Não sou psicanalista mas haverá, sempre, alguma razão.

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Essas figuras asquerosas não são filhos de uma mãe; são "filhos da mãe"!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.