quinta-feira, 31 de maio de 2018


Proteccionismo VS Globalização


A globalização tem sido acusada das piores coisas, em nome do que vem sendo argumento para alguns demagogos usarem o descontentamento das populações em favor de medidas proteccionistas, que eles apresentam como sendo  panaceia para todos os  males; mas, como escreve Dambisa Moyo, na Time, podem enganar alguns menos informados a curto prazo, só que nenhum país pode progredir isolado e o preteccio nismo não tem futuro.

Segundo a OIT, há no mundo 66 milhões de desempregados com idades entre os 18 e 24 anos, e o proteccionismo só prejudica esta imensa multidão; só uma política global, diz, pode estabelecer regras básicas para a circulação de mão-de-obra e cérebros para que todos prosperem, oferecendo contrapartidas nos investimentos e no incremento das trocas comerciais.


Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Os proteccionistas (versão benévola) e os populistas (versão malévola) sabem muito bem disso! E é vê-los quererem "sair" mas ... ficar com um "pé dentro"! Desde os menos "ideológicos", como são os do Brexit, até aos mais doutrinários a quem o isolamento só servirá de trampolim para outros voos, os do totalitarismo.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo com ambos. Contudo, há, de facto, um problema com "esta" globalização: a sua implementação carece de muita regulação e os seus mandantes querem tudo menos isso. Está claro que os tais populistas se aproveitam para arranjarem argumentos, na maioria dos casos, enviesados.

    ResponderEliminar
  3. Entretanto ouvi o caquético Secretário do Comércio americano informar que entram já em vigor as altíssimas taxas à importação de metais...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.