sábado, 23 de junho de 2018

A 23 DE JUNHO DE 1958, MORRE, EM ESTOCOLMO CÂNDIDO DE OLIVEIRA

Resultado de imagem para CÂNDIDO DE OLIVEIRA



Cândido Fernandes Plácido de Oliveira, no dia 23 de Junho de 1958, morre, em Estocolmo, na Suécia, aos 62 anos, nasceu, em Fronteira, vila do distrito de Portalegre, no dia 24 de Setembro de 1896. Tendo começado a jogar futebol na Casa Pia de Lisboa, tendo passado, em 1914, para a primeira categoria do Sport Lisboa e Benfica, de onde sairia em 1920 para criar a Casa Pia Atlético Clube. Foi capitão da selecção nacional de futebol no primeiro jogo desta selecção, em 18 de Dezembro de 1921, frente ``a Espanha em Madrid, cujo resultado foi de um 1-3.
Pela sua actividade contra o regime do Estado Novo foi enviado para o campo de concentração do Tarrafal, onde esteve em Abril de 1942 e 1944.
Em 1945, fundou, com António Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo, o então bissemanário jornal “A Bola”, no qual colaboraria até +a sua morte.
Como treinador, foi seleccionador nacional, orientou a equipa portuguesa que chegou aos quartos-de-final, do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 1928), e foi técnico do Sporting Clube de Portugal, onde ganhou o campeonato nacional na época de 1946/47.
Ascendeu a supervisor técnico na época seguinte, mas em 1947/48, volta a ser treinador principal do Sporting Clube de Portugal, conquistando a Taça de Portugal e chega à final da Taça Latina.
Cândido de Oliveira, foi jogador, treinador de futebol e jornalista desportivo, em consequência de uma pneumonia que contrai enquanto cobre, como enviado especial do jornal “A Bola”, à VI edição da fase final do Campeonato de Futebol, realizado em Estocolmo em 1958  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.