quinta-feira, 28 de junho de 2018

A 28 DE JUNHO DE 1712, NASCE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Resultado de imagem para jEAN-JACQUES ROUSSEAU



Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau, nasceu em Genebra, Suíça, a 28 de Junho de 1712, tendo vindo a falecer em Ermenonville a 2 de Julho de 1778, foi um importante filósofo, teórico, escritor e compositor autodidacta suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Ideias notáveis: Visão de total liberdade no estado de natureza do homem. Vontade geral, Educação centrada na criança, Amor-próprio. Soberania do Povo, Liberdade Positiva, Corrupção da sociedade civilizada. Perfectibilidade .

2 comentários:

  1. Mário Jesus, não sei muito bem porquê, mas continua a não denunciar a autoria do muito que publica. Peço-lhe: não o faça, pois uma teimosia na falta do rigor que a todos nós obriga, chama-se falta de qualidade e nem o senhor nem qualquer um de nós o desejará.

    ResponderEliminar
  2. Não "aborreça" a criatura, Dr. Fernando...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.