sexta-feira, 29 de junho de 2018

A "má" Espanha

O PÚBLICO de ontem (28/7) traz um artigo assinado por Manuel Louro - Julgamento de médico por roubo de bébés senta o franquismo no banco dos réus - muito importante. Fala do que se passou em Espanha no tempo do franquismo ( que, em boa verdade, se prolongou ainda para além dele), com retirada de crianças a mães ideologicamente "inconvenientes" ( e, depois, a outras também "inconvenientes" por outras razões ) para os dar a famílias de "pureza de pensar", o que ajudaria a perpetuar o regime. Terão sido uns largos milhares. Baltasar Garzon, aqui há poucos anos, quis julgar isto e tantos outros crimes do regime fascista mas foi ostracizado e até castigado para se verem livres dele. Volta agora o problema pela mão de alguns que foram crianças "oferecidas". Não acho nem bem nem mal como conceito político, mas compreendo perfeitamente a atitude destes e julgo que faria o mesmo se fosse um deles. É que há crimes que vale sempre a pena denunciar pois, para além das razões pessoais de cada um, se pode ver o que faz parte da mente de determinados grupos de má memória mas que, ocultados, medram mais à frente no tempo.

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Se bem me lembro, até já vi um documentário acerca deste vergonhoso tema; e diz bem, isto e querer investigar outros crimes do regime franquista, como as valas comuns onde ficaram tantos lutadores pela Democracia, custou mesmo a carreira ao temido juíz Garzon!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.