segunda-feira, 11 de junho de 2018


Da falta de paciência...


Do prof. Manuel Carvalho da Silva, que foi bastante tempo líder da Intersindical, não é de esperar diferente postura perante os problemas do mundo laboral mas, digo eu, a questão estará na falta de paciência em dar tempo a quem decide para que as medidas desejadas possam ser consistentes e duradouras, não assentes em tal fragilidade que “legitimem” quem vier a seguir a fazer regredir tudo.  Leio sempre o que no JN escreve aos domingos e destaco, do último texto, o que segue:

“Hoje, qualquer grupo profissional, colectivo de empresa ou sector de actividade que se mexa em defesa dos seus direitos, corre o risco de enfrentar um coro de insultos e, quantas vezes, alvo de julgamentos de caracter. E quando algum desses colectivos consegue negociar e chega a acordo, os resultados nunca são divulgados pelos grandes meios de comunicação social.

O Governo tem obrigação de expor com verdade os seus argumentos, de honrar os compromissos assumidos, de interpretar com honestidade as propostas que lhe são apresentadas; sem sintonia nem boa-fé negocial jamais haverá acordos.

O descongelamento e a contagem do tempo têm impactos positivos nos salários, mas isso não são actualizações salariais. O custo de 600 milhões de euros/ano não está provado. Além disso, uma parte significativa do valor real em causa voltará aos cofres do Estado, pela via fiscal”.


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.