domingo, 10 de junho de 2018


Emoção VS Racionalidade


Diz o prof. Miguel Poiares Maduro, no JN,  que “o desafio que temos não é o de saber através de que media o nosso debate público continuará a ter lugar, mas a natureza desse debate público. Hoje, a tendência é para um debate em que a troca de argumentos racionais é substituída pela medição de qual dos lados de um debate mobiliza mais intensidade e demonstra mais força.

O que mais impressiona no fenómeno das notícias falsas não é a disseminação dos factos falsos, mas sim como as pessoas parecem não se importar com isso. Muitos apoiantes de Trump, confrontados com a falsidade de factos que invoca, limitam-se  a responder que concordam na mesma com ele. A adesão a uma ideia faz-se, cada vez mais, pela emoção que desperta e não pela base racional em que assenta.

Quando a nossa acção é determinada apenas pela emoção perdemos aquilo que nos permite comunicar, arbitrar diferenças, conseguir convergências. Perdemos o sustentáculo do espaço público em que assenta a democracia”.


Amândio G. Martins

1 comentário:

  1. Seria talvez bom, mas era se o ser humano fosse feito em pedaços justapostos de que escolheríamos um consoante o uso que queríamos adequado. No caso, a racionalidade. Típico da modernidade.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.