sábado, 23 de junho de 2018


Grande levantamento cívico


As ruas das principais cidades espanholas foram tomadas por uma multidão indignada, pela decisão da Justiça de libertar os cinco patifes, dois deles de condição militar, após recurso da pena de nove anos – que já tinha sido considerada muito leve - a que tinham sido condenados, por violação em grupo de uma rapariga, numa “farra” em que até se deram ao luxo de filmar as tristes cenas.

Sabendo que todos os elementos, com menos de trinta anos, que se intitulavam “la Manada”, tinham antecedentes de mau comportamento cívico, as pessoas temem que gente de tal calibre possa reincidir, embora a liberdadade agora concedida seja condicional, até decisão definitiva do recurso.

Tal como aqui também acontece, a Justiça espanhola vê-se escrutinada pelas populações, quando as suas decisões são incompreensíveis, e esse é um movimento cívico da maior importância para que as coisas que estão mal possam ser alteradas, havendo já no Parlamento espanhol unanimidade para alterar a lei, pois parece que todos vêem justificada a revolta das gentes.

Para maior indignação, as pessoas ainda tiveram de ouvir, por um lado os familiares dos malandrins, que se prestaram a pagar a fiança, que quem agora devia ir para a cadeia era a rapariga; por outro a explicação do tribunal para a decisão que tomou, fundamentando-a na “certeza” de que, como a  imagem do bando já foi muito divulgada e são todos insolventes, nem vão poder saír do país, por falta de dinheiro, nem repetir aqueles bárbaros  actos ...


Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. A atitude da população espanhola explica, em parte, porque é que têem um nível de vida bem superior ao nosso.

    ResponderEliminar
  2. E, Valdigem, mas sabe uma coisa: ninguém está bem com a vida que tem. 4 em cada 10 toma pastilhas para dormir; e são o país da Europa com mais alto consumo de ansiolíticos...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.