terça-feira, 5 de junho de 2018

NÃO HÁ LEI QUE LHES VALHA






O ano passado foram abatidos quase 12 mil cães e gatos nos canis municipais. Um aumento de 25% em relação à média dos últimos anos. E, apesar da Lei em vigor aprovada por unanimidade na Assembleia da República, determinar ser proibida essa prática, a partir de Setembro, os nossos tão afetuosos amigos de 4 patas, continuarão a ser massacrados. Portanto, não há lei que lhes valha, perante a negligência e desinteresse do Governo e de muitas Autarquias. O primeiro, estabeleceu em 2016, um prazo de dois anos, para que as Câmaras Municipais adaptassem os centros de recolha de animais ao fim dos abates. Para isso, prometeu uma verba de 2 milhões de euros. O ano passado, do meio milhão disponibilizado para criar condições de esterilização nos centros de recolha, apenas 134 mil foram gastos. E este ano, só no passado mês de Abril, foi lançado um programa de incentivos de 1 milhão de euros.
31 concelhos, pura e simplesmente, não têm canis. 102 câmaras, esgotaram a capacidade de acolhimento em 2016. 23% dos municípios matam cães e gatos saudáveis.
Em Portugal, neste assunto, a conclusão poderia ser esta: há uma minoria que os maltrata, outra que os protege, e a grande maioria que lhe é indiferente. E os poderes públicos,central e local, refletem exatamente isso.
Do alto da sua estatura moral, Mahatma Gandhi afirmou: “ A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”.
Nesta matéria, como se contacta, a grandeza da nossa, deveria envergonhar-nos a todos.
Francisco Ramalho
Corroios, 31 de Maio de 2018

Esta semana no jornal " O Seixalense"



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.