quarta-feira, 6 de junho de 2018

ONÉSIMO TEOTÓNIO ALMEIDA




Natural dos Açores e residente nos EUA há 42 anos, Onésimo Teotónio Almeida, é professor catedrático, escritor e filósofo, e vai  presidir às comemorações do 10 de Junho este ano.
Autor de uma vasta obra, colaborador de alguns jornais e revistas nacionais e estrangeiros, estudioso das características dos portugueses, da nossa maneira de ser, da alma lusitana.
Conheci por acaso e até de uma forma um tanto caricata, este nosso compatriota e brilhante intelectual. Vinha da praia, de chinelos, calção e camisola, todo desgrenhado, entro num hipermercado para comprar já nem me lembro o quê,deparo com ele, reparo que é uma figura pública, mas não me lembrava quem era. Dirijo-me à caixa, e à minha frente estava uma senhora que olhava insistentemente para ele, mostrando-se inquieta por estar a chegar a sua vez e o marido (supus. E bem) que nunca mais se despachava. E eu,inopinadamente, pergunto à senhora se era o seu marido. A senhora olha-me, diz que sim, eu digo-lhe que o conheço mas não lembro de onde, entretanto, chega ele com uma garrafa de vinho, a esposa diz-lhe que eu o conheço, e ele; ai sim? Estende-me a mão e pergunta-me de onde o conheço. Bem, tivemos ali um bate-papo talvez de meia hora ou mais. Às tantas, tento desculpar-me por ter sido intrometido e pela figura em que estava, e ele, responde-me que não tinha importância nenhuma, que há coisa de uma hora também estava como eu, que se tinham ido aperaltar porque iam jantar a casa de uns amigos.
Chego a casa, faço uma breve pesquisa na Net e deparo com uma extensíssima “folha de serviço”.
Voltei a vê-lo e conversar com ele, há algum tempo, na apresentação do livro “ Olifaque” de outro emigrante ilustre, o cientista João Maqueijo. Aproveitei para elogiar ali, publicamente, o valor dos dois, e realçar a simplicidade, a simpatia e o apurado espírito de humor do professor Onésio.
São assim os homens de valor. É assim Onésimo Teotónio Almeida.
Francisco Ramalho
Corroios, 5 de Junho de 2018




2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.