terça-feira, 5 de junho de 2018


Primavera chuvosa e fria...


Há um ano por esta altura “chorava-se” por uma chuvinha, tal a secura que por aqui nos afligia; de facto, depois de um inverno sem chuva e a primavera nos mesmos moldes, a que se seguiu um verão que potenciou imensas desgraças, temos agora o inverso, com os dias a sucederem-se chuvosos e muito frios, o que ainda prejudica mais as culturas de primavera, que não se desenvolvem como se precisa...

Olho para os batatais, o meu e os dos vizinhos, e dá gosto vê-los, de rama luxuriante, mas todos receamos que se esgotem na rama, se o tempo assim continuar, pois falta-lhes o calor para criarem o importante tubérculo; e o mesmo se passa com o feijoal, viçoso mas sem vislumbre de flor, da qual sairá a vagem feijão-verde, para consumo imediato, e a variedade seca que se consome o ano inteiro.

Verdade seja dita que, comparado com o que tenho visto aqui ao lado, os nossos vizinhos espanhóis têm sofrido repetidas cheias em vários locais, coisa que, por cá, ainda não vi assim, embora algumas localizadas descargas de granizo também já tenham causado irreparáveis danos nas culturas.


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.